google-site-verification=BJk_Ei5lM9_lSXt5wvR0DAfb1rHChBYuQrlXJemSfGk
top of page
Foto do escritorEscritório

Os acordos da MP 936, a saga continua. Observações gerais. ADI 6.363

Os acordos da MP 936, a saga continua. Observações gerais.

As dúvidas, incoerências e consequências que persistem da decisão de Lewandowski em 13/04/2020 – MP 936 de 2020



Aqui continuamos a saga, mas de forma mais aprimorada, respeitando nosso brainstorm inicial, embora descartado diante das novas opiniões e conclusões.


1. Homologado o acordo ele seria válido e eficaz

 a. discutível na justiça do trabalho acaso contrarie em algum ponto na MP 936;

2. Não homologação do acordo

 a. De acordo com o Ministro, a não homologação viciaria o acordo que seria temporariamente válido até a "não homologação" expressa do sindicado, ou seja sua rejeição na ordem de sua "validade".

Consequências: (a) retorno ao status quo e necessidade da devolução do valor recebido a título de benefício por parte do empregado ou do empregador, é incerto quem seria o responsável, situação em que a empresa deveria devolver toda a diferença ao trabalhador + contribuições previdenciárias (b) não devolução dos valores situação em que ao trabalhador seria devida a diferença do total remuneratório + contribuições previdenciárias.

Opinião:

Como a MP não condiciona o recebimento do benefício à homologação do sindicato, sua não homologação somente seria enfrentada na esfera trabalhista e não de enfrentamento à União, não havendo violação legal por parte da empresa nem do trabalhador não existiria o indébito, portanto não haveria obrigação de restituir qualquer valor. O trabalhador, sob pena de enriquecimento sem causa, receberia a diferença da redução efetiva de sua remuneração, descontado o benefício.


* Não se esqueça de conferir nossas soluções automáticas de contratos e acordos de suspensão e redução da jornada de trabalho nesse ambiente de Covid-19

André Colares é mestre em direito tributário pela Universidade de Lisboa, autor de livro, artigos e relatórios publicados no Brasil e no exterior.

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page